sábado, 23 de outubro de 2010

Por que alguns raios são positivos e outros negativos?

Primeiramente vamos entender como se formam as faíscas que vemos no horizonte quando se anuncia uma tempestade. Relâmpagos são gerados dentro de uma nuvem muito particular: a cumulonimbo, que se diferencia das outras por ser verticalmente mais extensa. Ela se forma a 2 quilômetros de altura do solo e se estende até 18 quilômetros acima.
Tudo começa quando o ar quente e úmido próximo do solo se eleva na atmosfera (ele sobe porque é mais leve que o ar acima dele, isso você já sabia). À medida que vai subindo, esfria, até chegar ao topo da nuvem onde a temperatura é muito baixa, de 30 graus Celsius negativos. Resultado: o vapor de água que estava misturado ao ar quente transforma-se em granizo e começa a despencar (porque é mais pesado que o ar) para a base da nuvem. Na queda, vai se chocando com outras partículas menores, cristais de gelo principalmente. Os choques fazem o granizo e os cristais ficarem eletricamente carregados.
As cargas negativas presas ao granizo vão para a base da nuvem. Já as positivas ficam nos cristais de gelo, mais leves, que tendem a subir com o ar quente que vem de baixo para o topo da nuvem. Ou seja, as cargas se separam: positivas em cima e negativas em baixo. Em dado momento, as cargas positivas e negativas atingem intensidade muito alta. É o que basta para o surgimento do relâmpago. Para equilibrar cargas tão diferentes, a eletricidade anda sozinha, sem fio nem nada, pelo ar. Em outras palavras: um raio não é nada mais que uma carga elétrica cruzando a atmosfera.
A maioria dos raios começa e acaba dentro das nuvens. São poucos os que vêm para o chão. Sobre esses há duas curiosidades. A primeira é que só podem ser vistos na fase final. Logo que o raio sai da nuvem e segue em direção do solo não pode ser visto (nessa fase é chamado de líder escalonado). Quando essa faísca tortuosa chega a 50 metros do chão, sai da terra outra faísca em direção à nuvem (é a descarga conectante) e ela ainda não pode ser vista. Só quando as duas correntes se encontram é que tudo se ilumina. O que vemos, então, é a descarga de retorno. A segunda curiosidade: os raios que enxergamos, portanto, saem da terra para o céu. Por ilusão de óptica, achamos que o clarão do relâmpago vem do alto para a terra.
E aqui chegamos à pergunta: por que alguns raios são positivos e outros negativos? O que os diferencia é o local da nuvem onde se originam. Os negativos saem da parte baixa da nuvem, onde se concentra a energia negativa. Já os positivos saem do topo da nuvem, onde ficam as partículas carregadas positivamente.
Há outra diferença importante: nos raios positivos, a corrente elétrica contínua a que persiste até o relâmpago acabar dura cerca de 200 milésimos de segundo, enquanto nos negativos a corrente dura, em geral, menos da metade. Justamente porque nos raios positivos a corrente contínua dura mais é que eles são mais perigosos e destrutivos, capazes de iniciar um incêndio florestal (os negativos raramente causam incêndio). Outra diferença é que o raio negativo carrega uma corrente contínua de 100 ampères (o ampère é a unidade de intensidade da corrente elétrica, só lembrando), enquanto o positivo carrega o dobro: 200 ampères, energia suficiente para alimentar vinte fornos elétricos domésticos.

Proteja-se, que os raios vêm aí...
Se você for surpreendido por relâmpagos durante uma tempestade ou mesmo antes de a chuva chegar (isso mesmo, eles também caem antes dos temporais), acautele-se:
Fora de casa
Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas, de energia elétrica ou estruturas metálicas.
Afaste-se de tratores e máquinas agrícolas, motocicletas, bicicletas e carroças; se estiver num carro com chapas metálicas, fique dentro dele com as janelas fechadas.
Afaste-se de campos abertos, pastos, campos de futebol, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e lugares altos.
Dentro de casa
Evite tomar banho, usar chuveiro ou torneira elétrica.
Afaste-se de fogões, geladeiras e canos.
Evite ligar aparelhos e motores elétricos, pois eles podem queimar.
Afaste-se de tomadas e não use o telefone.
Desligue da tomada os aparelhos eletrônicos como som, computador e televisão. Para os aparelhos de televisão existem dispositivos protetores que são instalados nas tomadas e podem ser encontrados nas casas de material elétrico. Fax, computadores e secretárias eletrô-nicas requerem proteção especial. Basta consultar as lojas especializadas em eletroeletrônicos.
Por fim, agüente firme, pois o sufoco, geralmente, não dura mais de dez minutos.


No ranking dos relâmpagos, o Brasil é campeão mundial, e os nossos ainda são de carga positiva, os mais perigosos.



sábado, 16 de outubro de 2010

As dez palavras mais longas da língua portuguesa!

Esta é de uma lista que eu encontrei na internet, com as 10 palavras mais longas da língua portuguesa.
As palavras são simplesmente sinistras, e para ler você terá que se sacrificar, tentando pronunciar palavras de 27 até 46 letras!
Vamos lá...






10ª – Inconstitucionalissimamente (27 letras)
Vai dizer que você não conhecia essa palavra? Faz tempo que sei da existência dessa aí, e pensei que não poderia existir palavra maior que ela.


Você deve estar pensando que inconstitucionalissimamente não existe, porque nem consta no dicionário do AURÉLIO, nem do HOUISS, nem do SACCONI. Mas esse palavrão existe sim! Ele é formado pelo adjetivo INCONSTITUCIONAL, pelo sufixo nominal ISSIMA (que exprime a idéia de superlativo) e, ainda, pelo sufixo adverbial MENTE que ocorre em advérbios derivados de adjetivos e traduz a idéia de modo, maneira.


Portanto, o palavrão INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE existe e exprime a idéia de que determinada norma, lei ou decisão foi adotada de modo absolutamente inconstitucional.

9ª – Oftalmotorrinolaringologista (28 letras)
Essa é outra palavra com a qual eu já estou familiarizado. É o especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

8ª – Anticonstitucionalissimamente (29 letras)
Antônimo da palavra da nossa décima posição. Maior advérbio da língua portuguesa, significa o mais alto grau de inconstitucionalidade. É tida geralmente como a mais longa palavra de língua portuguesa pelo Guinness Book of Records.

7ª – Monosialotetraesosilgangliosideo (32 letras)
“Ohh”, você sabia? Guarde bem essa palavra, quem sabe um dia você precise. Substância presente em medicamentos como Sinazial e o Sygen.

6ª – Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
Essa aqui tem tudo a ver com o assunto, ela dá um bom trocadilho, não? Aliás, todas dão (olha a malícia). É uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar-se palavras grandes ou complicadas. Se caracteriza pela aversão ou nervosismo em momentos nos quais o indivíduo deve empregar palavras longas ou de uso pouco comum (discussões técnicas, médicas, científicas etc.), assim como evitar ou não mencionar palavras estranhas ao vocabulário coloquial.

5ª – Dimetilaminofenildimetilpirazolona (34 letras)
Não serei biólogo, farmaceutico, muito menos médico, por isso tenho certeza que essa informação entrará em minha cabeça mas será deteriorada rapidamente (risos). Substância ativa em vários comprimidos para dor de cabeça.

4ª – Tetrabrometacresolsulfonoftaleína (35 letras)
É um composto químico utilizado como corante indicador. É também chamado verde de bromocresol. Tem uma aparência sólida, em forma de cristais. É de cor amarela pálida e é inodoro. É um composto tóxico e deve-se evitar a sua inalação, como o contacto com a pele e olhos.

3ª – Piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona (37 letras)
Mais uma substância super conhecida da galera, né não? (risos). Substância presente em medicamentos como o Baralgin.

2ª – Paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol (43 letras)
Já pensou um médico, com aquela letra ótima dele, te receitar uma coisa dessas? Substância presente em medicamentos como o Ultraproct.

1ª – Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (46 letras)
Numa top list dominada por substâncias, o grande vencedor foi uma doença, “oohhh”. Coitado da pessoa que tiver ela, quando alguém lhe perguntar, é capaz da pessoa que pediu ficar traumatizada, coitada. Relativo a uma doença pulmonar aguda causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.


___________





As maiores de algumas línguas:
Japonês (12)
Chi-n-chi-ku-ri-n 
(uma pessoa muito pequena - gíria)
Espanhol (22)
Superextraordinarisimo 
(super-extraordinário)
Francês (25)
Anticonstitutionnellement 
(anticonstitucionalmente)
Italiano (26)
Precipitevolissimevolmente 
(muito rapidamente)
Islandês (30)
Haecstaréttarmalaflutningsmôur 
(advogado da suprema corte)
Russo (33 letras russas correspondem a 38 do nosso alfabeto) 
Ryentgyenoelyektrokardiografichxeskogo 
(radioelectrocardiográfico)
Húngaro (44)
Megszentségtelenithetetlenségeskedésertekért 
(por suas ações reverentes)
Turco (49)
Kindercarnavalsoptochtvoorbereidingswerkzaamheden 
(as atividades preparatórias para o desfile de carnaval das crianças)
Alemão (80)
Donaudampfschiffahrtselectrizitaetenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft
(o clube para os oficiais subordinados à matriz administrativa dos serviços elétricos dos navios a vapor do Danúbio - nome de um clube de Viena antes da guerra)
Sueco (130)
Nordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoranläggningsmaterielunderhallsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelsearbeten 
(trabalho preparatório sobre a contribuição à discussão da manutenção do sistema de suporte do material do simulador de pesquisa na área do nordeste da Artilharia Costeira do Báltico)
Maior palavra do mundo:
Grego (182)
Lopadotemachoselachogaleokranioleipsanodrimhypotrimmatosilphioparaomelitokatakechymenokichlepikossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokigklopeleiolagoiosiraiobaphetraganopterygon
(
é o nome de um prato fictício criado por Aristófanes)

sábado, 9 de outubro de 2010

Realidade ou Montagem?

Antes de mais nada, se você ainda não viu o vídeo abaixo, novo viral da nikefutebol.com, veja antes de continuar a ler este texto.

No comercial disfarçado de realidade, Neymar, a mais nova sensação do Santos, faz um cruzamento bem na lateral do campo e corre até a pequena área em tempo de receber a própria bola cruzada e marcar um gol. Ainda que sem goleiro, o feito é incrível! E reforça o slogan da nova chuteira do patrocinador: velocidade na veia!
As imagens são bem convincentes para os olhos. Mas todo mundo que gosta de futebol e está bem acostumado com cobranças de escanteio sabe (da prática) que a bola lançada chega na área num tempo muito menor do que o gasto pelo vôo da bola lançada pelo Neymar. É minimamente estranho mas, como as imagens confirmam o feito, o vídeo já causou polêmica na internet.
Muita gente tem perguntado "será que tem montagem?". É exatamente este o espírito do viral. Todo mundo acaba ficando curioso sobre a possibilidade física de um jogador cruzar a bola, dar um pique de mais de 30m, e chegar na área antes da bola! Seria apenas uma questão de habilidade? Ou, por mais hábil que fosse o jogador, esta façanha seria fisicamente impossível?

Vamos lá...
  1. Neymar faz o lançamento no instante t1 = 25,68s;
  2. Mesmo sendo muito rápido, como todo mortal ele tem um tempo de reação e só dá o primeiro passo do pique em direção à área no instante t2 = 26,00s;
  3. Ele termina o pique, em linha reta até a pequena área, no instante t3 = 28,64s;
  4. Finalmente, após o pique, vira-se para a esquerda, em direção ao gol, a 90 graus em relação à trajetória inicial da corrida, e reencontra a bola, chutando-a para as redes no instante t4 = 29,76s.
De posse destas medidas, vamos raciocinar um pouco mais fisicamente.



:: Primeira análise (simplista)
Segundo o Inmetro, um campo de futebol oficial deve ter largura entre 75m e 90m. Vamos considerar o valor mínimo de 75m. Se Neymar atravessou correndo a metade da largura do campo, então são 75m/2 = 37,5m. Considerando o tempo entre o primeiro chute (lançamento) e o segundo chute (ao gol) teremos 29,76s - 25,68s = 4,08s.
Logo, a velocidade média de Neymar entre os dois contatos com a bola deveria ser de  V = DS/Dt = 37,5m/4,08s = 9,19m/s, valor bem próximo do recorde olímpico do jamaicano Usain Bolt.
Meio "forçado" para um jogador de futebol cujas características atléticas são bem diferentes daquelas de um corredor olímpico. E, se observarmos bem no vídeo, veremos que Neymar até arranca e corre bastante. Mas nada parecido com os incríveis piques olímpicos dos 100m rasos!


Conclusão: numa primeira análise, ainda que simplista, já dá para começar a perceber que o vídeo tem tudo para ser montagem.


Observações importantes
  • Se o campo for mais largo do que 75m, aumenta o denominador da conta da velocidade média V acima e seu valor fica ainda maior, o que reforça a conclusão acima.
  • Ao calcular a velocidade "média" despreze a aceleração no arranque o que na prática provoca "perda de tempo" e faz com a velocidade instantânea, no meio do pique, fique ainda mais próxima do recorde olímpico. Mia suma vez isso confirma a conclusão.


:: Segunda análise (um pouco mais criteriosa)
Se considerarmos que o pique do Neymar em direção à área começa na verdade em t2 = 26,00s e termina em t3 = 28,64s teremos um tempo ainda menor de corrida, ou seja, Dt = 28,64 - 26,00 = 2,64s. Com esse tempo, para percorrer os mesmos 37,5 m Neymar dever ter velocidade média de V = DS/Dt = 37,5m/2,64s = 14,2 m/s.
Aí já é demais! 37% maior do que a velocidade do campeão olímpico Usain Bolt! Definitivamente, não dá!


Conclusão: levando em conta só o verdadeiro pique fica humanamente impossível realizar o feito! O vídeo é uma montagem, com truques de edição.

Veja mais em Física na Veia.

Será o Inferno Endotérmico ou exotérmico ?

Pergunta feita por um Professor, da matéria Termodinâmica, no curso de Engenharia Química da FATEC em sua prova final. 
O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique sua resposta.
Vários alunos justificaram suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma. Um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:
"Primeiramente, postulemos que o inferno exista e que esse é o lugar para onde vão algumas almas. Agora postulemos que as almas existem; assim elas devem ter alguma massa e ocupam algum volume. Então um conjunto de almas também tem massa e também ocupa um certo volume. Então, a que taxa as almas estão se movendo para fora e a que taxa elas estão se movendo para dentro do inferno? Podemos assumir que, uma vez que certa alma entra no inferno ela nunca mais sai de lá. Logo, não há almas saindo. Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo e no que pregam algumas delas hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que se você não pertencer a ela, você vai para o inferno.... Se você descumprir algum dos 10 mandamentos ou se desagradar a Deus, você vai para o inferno. Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. A experiência mostra que poucos acatam os mandamentos. Com as taxas de natalidade e mortalidade do jeito que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno. Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno. A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante. Existem, então, duas opções: 
1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir, portanto EXOTÉRMICO.
2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele, portanto ENDOTÉRMICO. 
Se nós aceitarmos o que dizem as pessoas sobre os políticos: 'Brasília terá somente político honesto no dia que o inferno congelar' e, levando-se em conta que AINDA NÃO ocorreu sucesso na tentativa de encontrar tal político, então a opção 2 não é verdadeira. Por isso, o inferno é exotérmico."